MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Lixo espacial ao redor da Terra e em cima de nossas cabeças



Mundo, 16 de abril/2008 - Notícia da Folha Uol

A ESA (Agência Espacial Européia, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira imagens do lixo espacial em órbita em volta da Terra.

Segundo a agência, entre o primeiro lançamento, em 1957, e janeiro de 2008, cerca de 6.000 satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.

ESA

Segundo a ESA, 6.000 satélites já foram enviados para o espaço desde 1957. Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados. De acordo com a ESA, aproximadamente 50% dos objetos que podem ser rastreados são derivados de explosões ou colisões na órbita terrestre.

O lançamento do Sputnik --o primeiro satélite artificial, lançado em 1957 pelos soviéticos-- marcou o início da utilização do espaço para a ciência e a atividade comercial.

Durante a Guerra Fria, o espaço se tornou o principal terreno de competição entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética --uma disputa que atingiu seu ápice com a corrida para conquistar a Lua, na década de 60.

Por ocasião da Olimpíada de Tóquio, em 1964, foi lançado o primeiro satélite de televisão para a órbita terrestre, com o objetivo de transmitir os Jogos. Mais tarde, os lançamentos russos diminuíram e outros países inauguraram seus programas espaciais.

Uma estimativa da ESA indica que o número de objetos na órbita terrestre cresceu de maneira estável desde o primeiro lançamento. Segundo os dados, cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos. Em 2001, os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmaram que há uma possibilidade de que, em vinte anos, já não seja mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra.

Ana Felix Garjan &Artforum Mundi Planet - Artforum Brasil XXI
www.artforumunifuturobrasil.org
.
Visite: http://forumdemulheresdofuturo.zip.net
.
Visite: www.planetaterra.gigafoto.com.br

O PLANETA, A NATUREZA E A PAZ PRECISAM DA ENERGIA DA MULHER PARTICIPANTE
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo, 6 de agosto de 2008 - séc. XXI

O Bureau d'Art e Poesia by Ana Garjan foi iniado em março de 2008, no MÊS INTERNACIONAL DA MULHER, que teve uma programação promovida pelos Grupos Artforum Mundi Planet & Artforum Brasi XXI. Houve a participação de poetisas e artistas plásticas. Seus poemas, pinturas e textos foram publicados no Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta.
Fórum: http://forumdemulheresdofuturo.zip.net

No mês de março, dia 27 abrimos o blog Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector, como resultado de projetos e roteiros de Ana Felix Garjan. Foi organizado o Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta e posteriormente o blog Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector". Mas somente no dia 3 de agosto de 2008 a Academia foi reaberta para as novas postagens do Blog Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector, para a divulgação de imagens, poemas, fotos e textos sobre Clarice Lispector, por escritoras e poetas convidadas a participar dessa Academia Cultural.

Visite: http://cidadeartesdomundo.blogspot.com

Mundo, 6 de agosto de 2008

Ana Felix Garjan
Bureau d' Arte e Poesia
Artforum Renaissance Vie Universelle

Bureau D'Art, Ana Felix Deva Garjan
www.artforumunifuturobrasil.org
...

O mundo pode ser melhor

ARTFORUM *TIBET*:

Mundo, 04/03/2008 - Planeta & Paz
Homenagem à Ingrid Betancourt

... Por conta das pobres mulheres...
maltratadas e violentadas até a morte...

"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada"
(DA) Cantada por Ney Matrogrosso

Abraço de paz e esperança,
Ana Felix Garjan - *Artforum Mundi Planet

VISITE E CONHEÇA:

*Fórum Internacional de Mulheres do Futuro,
e leia:

*Poema de Concha Rousia *, pelo FREE TIBET.
.
*Matérias favor da libertação com vida de
Ingrid Betancourt, que padece a mão das Farc
.
*Homenagem à menina morta Izabella
.
Exposições de Fractais de Fátima Queiroz
.
Matéria sobre o Dia Mundial da Água
.
Matérias sobre o mês político da Mulher
.
Dia Internacional da Mulher
.
Inauguração do blog: Dia 01 de Março de 2008
Link:
http://forumdemulheresdofuturo.zip.net/
.
Visite o Fórum das Artes e Culturas do Mundo:
http://forumculturaldomundo.zip.net/

Visite:
Portal Artforum Brasil XXI - Novo Mundo Melhor
http://www.artforumunifuturobrasil.org/
...

Espaço de Artes, Poesia e Exposições da poetisa e artista plástica Ana Felix Deva Garjan, da ARTFORUM BRASIL. "Na tarde lilás fez-se azul profundo, no início e final daquele belo e raro amor. Os raios azuis da noite de sinfonias tocadas para a lua de prata, descobriram a estrela que acendeu as luzes da cidade, antes do amanhecer, quando o amor azul chegou pelo mar, naquele barco de sonhos. Acordei para ver a dança do sol no meu corpo-alma". Meu endereço: Moinho dos Sonhos Azuis.