
Mundo, 16 de abril/2008 - Notícia da Folha Uol
A ESA (Agência Espacial Européia, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira imagens do lixo espacial em órbita em volta da Terra.
Segundo a agência, entre o primeiro lançamento, em 1957, e janeiro de 2008, cerca de 6.000 satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.
ESA
Segundo a ESA, 6.000 satélites já foram enviados para o espaço desde 1957. Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados. De acordo com a ESA, aproximadamente 50% dos objetos que podem ser rastreados são derivados de explosões ou colisões na órbita terrestre.
O lançamento do Sputnik --o primeiro satélite artificial, lançado em 1957 pelos soviéticos-- marcou o início da utilização do espaço para a ciência e a atividade comercial.
Durante a Guerra Fria, o espaço se tornou o principal terreno de competição entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética --uma disputa que atingiu seu ápice com a corrida para conquistar a Lua, na década de 60.
Por ocasião da Olimpíada de Tóquio, em 1964, foi lançado o primeiro satélite de televisão para a órbita terrestre, com o objetivo de transmitir os Jogos. Mais tarde, os lançamentos russos diminuíram e outros países inauguraram seus programas espaciais.
Uma estimativa da ESA indica que o número de objetos na órbita terrestre cresceu de maneira estável desde o primeiro lançamento. Segundo os dados, cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos. Em 2001, os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmaram que há uma possibilidade de que, em vinte anos, já não seja mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra.
Ana Felix Garjan &Artforum Mundi Planet - Artforum Brasil XXI
www.artforumunifuturobrasil.org
.
Visite: http://forumdemulheresdofuturo.zip.net
.
Visite: www.planetaterra.gigafoto.com.br
O PLANETA, A NATUREZA E A PAZ PRECISAM DA ENERGIA DA MULHER PARTICIPANTE
....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mundo, 6 de agosto de 2008 - séc. XXI
O Bureau d'Art e Poesia by Ana Garjan foi iniado em março de 2008, no MÊS INTERNACIONAL DA MULHER, que teve uma programação promovida pelos Grupos Artforum Mundi Planet & Artforum Brasi XXI. Houve a participação de poetisas e artistas plásticas. Seus poemas, pinturas e textos foram publicados no Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta.
Fórum: http://forumdemulheresdofuturo.zip.net
No mês de março, dia 27 abrimos o blog Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector, como resultado de projetos e roteiros de Ana Felix Garjan. Foi organizado o Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta e posteriormente o blog Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector". Mas somente no dia 3 de agosto de 2008 a Academia foi reaberta para as novas postagens do Blog Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector, para a divulgação de imagens, poemas, fotos e textos sobre Clarice Lispector, por escritoras e poetas convidadas a participar dessa Academia Cultural.
Visite: http://cidadeartesdomundo.blogspot.com
Mundo, 6 de agosto de 2008
Ana Felix Garjan
Bureau d' Arte e Poesia
Artforum Renaissance Vie Universelle
Bureau D'Art, Ana Felix Deva Garjan
www.artforumunifuturobrasil.org
...